Conheça nossos serviços!

Capacitação é uma das maneiras mais eficazes de destacar-se no mercado e ainda "manter-se em forma" quanto à práticas organizacionais e tendências.

Precisando dar aquele upgrade nos seus conhecimentos? Dá uma olhada nos cursos que temos pra você!

FSC

Cadeia de Custódia e Certificação Florestal

Cerflor / PEFC

Cadeia de Custódia e Certificação Florestal

Certificação Orgânica

Produtos Orgânicos

INMETRO

Certificação de Produtos

ISO 9001

Sistema de Gestão da Qualidade

ISO 14000

Sistema de Gestão Ambiental

ISO 22000

Sistema de Gestão de Segurança do Alimento

ISO 37001

Antissuborno

SMETA

Certificações Sociais

ISO 45001

Gestão de Saúde e Segurança

ISO 27001

Segurança da Informação

ABVTEX

Certificações Sociais

ICS

Certificações Sociais

ESG

Certificações Sociais

SA8000

Responsabilidade Social

ISO 31000

Gestão de Riscos

SASSMAQ

Logística

FSSC 22000

Segurança de Alimentos

BRC

Segurança de Alimentos

IFS FOOD

Segurança de Alimentos

GLOBALG.A.P.

Segurança de Alimentos

SQF CODE 7TH EDITION LEVEL 2

Segurança de Alimentos

Disney FAMA

Facility and Merchandise Authorization Application and...


→ FSC

FSC é a sigla para Forest Stewardship Council, que em português significa Conselho de Manejo Florestal. Criado no início da década de 90, é uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos que promove o manejo ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável das florestas ao redor do mundo.

Hoje o FSC está presente em mais de 80 países e é considerado o selo verde mais reconhecido no mundo. Isso porque ele é o único sistema criado e mantido por representantes dos setores ambientais, econômico e social.

A Certificação FSC

A cada dia que passa, mais e mais pessoas estão interessadas em saber a origem dos produtos que consomem, como são feitos e qual o impacto deles, no mundo. Por isso o selo FSC vem desempenhando um papel muito importante na decisão de compra dos consumidores e das empresas.

Se você é dono de floresta ou empresa que produz ou comercializa produtos de origem florestal, é muito importante mostrar que você opera de maneira ambiental, econômica e socialmente responsável, o que atualmente chamamos Marketing Verde. A Certificação FSC existe para ajudar você a fazer exatamente isso!

Ela é a garantia de uma ligação confiável entre a produção e o consumo responsável de produtos florestais. E ainda permite que consumidores e empresas tomem decisões a favor das pessoas e do meio ambiente.

Para este específico projeto nossa intenção será assessorar na Certificação FSC® — Forest Stewardship Council®, para garantir na organização a produção e a comercialização de produtos com elegibilidade e responsabilidade do manejo florestal conforme reconhecidos e exigidos pela Norma Cadeia de Custódia FSC® (CoC).

Etapas do Projeto:

1ª Etapa: Gestão do Projeto

  • Mapeamento interno para conhecimento dos processos já existentes;
  • Elaborar Procedimentos internos integrando-os aos requisitos da CoC FSC;

2º Etapa: Gestão de Processos

  • Elaborar o Manual de Procedimentos do MFSC conforme requisitos ao Padrão FSC STD 40.004 V3.1;
  • Elaborar Procedimentos a serem utilizados na cadeia de rastreabilidade da Matéria Prima Certificada;
  • Auditoria Interna documental para averiguação da conformidade e as necessidades para correções.

3ª Etapa: Gestão de Pessoas

  • Treinamentos para gerenciamento responsável sobre os Procedimentos das Normas STD FSC 40.004 V3.1 — 50.001 V2.1;
  • Implementação das rotinas de trabalhos nos setores onde acontecem as operações para serviços certificados FSC.

4ª Etapa:

  • Acompanhamento nas auditorias de certificação;
  • Tratativas e Ações Corretivas para Não conformidades pós auditoria

→ Cerflor – Programa Brasileiro de Certificação Florestal

O Cerflor — Programa brasileiro de Certificação Florestal — surgiu em agosto de 2002, durante o Fórum de Competitividade da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis. Conforme os critérios pré-estabelecidos pelo INMETRO, o Cerflor é uma certificação brasileira que promove o manejo florestal sustentável no país.

A certificação de manejo florestal CERFLOR atesta que o empreendimento conduz o manejo florestal segundo requisitos ambientais, sociais e econômicos que fazem parte dos 5 Princípios do CERFLOR. As normas que compõem o Cerflor foram elaboradas pela CEE — Comissão de Estudos Especial de Manejo Florestal, no âmbito da ABNT — Associação Brasileira de Normas Técnicas, fórum nacional de normalização.

Nosso processo para implementação desta Norma é muito similar ao processo para implementação das Normas da Certificação do FSC® por se tratar de uma Norma de manejo Florestal e Cadeia de Operações de Custódia.

→ Certificação de produtos orgânicos

“A certificação de produtos orgânicos é o reconhecimento de que o produto foi produzido conforme os padrões de produção orgânica. Os padrões para agricultura orgânica podem ser estabelecidos por associações de produtores que organizam um sistema de certificação, com regras e procedimentos, e certificam os produtores associados em relação a esses padrões. Contudo, quando o país estabelece uma regulamentação oficial para a produção orgânica, então os padrões privados devem, no mínimo, atender aos padrões oficiais, embora possam acrescentar procedimentos especiais. A certificadora pode usar padrões privados ou padrões oficiais para suas atividades, ou pode usar padrões aceitos internacionalmente, como os estabelecidos pela IFOAM (INTERNATIONAL FEDERATION OF ORGANIC AGRICULTURE MOVEMENTS, 2000) ou pelo Codex Alimentarius (ORGANIZACIÓN DE LAS NACIONES UNIDAS PARA LA AGRICULTURA Y LA ALIMENTACIÓN, 2001). Contudo, nos países onde o produto será comercializado, as demandas regulatórias devem ser sempre consideradas, por a certificação ser uma mensagem dirigida ao consumidor.”[1].

” A diferenciação de produtos orgânicos ocorre com base em suas qualidades físicas, decorrentes principalmente da ausência de agrotóxicos e adubos químicos, por exemplo, que estão mais diretamente relacionadas à forma como esses produtos foram produzidos. Estas características embutidas nos produtos orgânicos não podem ser observadas com facilidade no momento da compra. A distância entre consumidores e produtores e a incapacidade de se ter certeza quanto à forma pela qual os produtos orgânicos foram produzidos justificam a necessidade de monitoramento da produção por uma terceira parte, independente. A certificação é, portanto, uma garantia de que produtos rotulados como orgânicos tenham de fato sido produzidos nos padrões da agricultura orgânica. A emissão do selo ou do certificado ajuda a eliminar, ou pelo menos reduzir, a incerteza com relação à qualidade presente nos produtos, oferecendo aos consumidores informações objetivas, importantes no momento da compra.”[2].

FONTES:

[1] http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/recursos/AgrobCap11ID-mbQRTLB0do.pdf
[2] http://www.organicsnet.com.br/certificacao/manual-certificacao/

→ INMETRO

O INMETRO é o órgão normativo brasileiro. Ele exige que os fabricantes e fornecedores tenham seus produtos testados e certificados por um Órgão de certificação reconhecido, que aplica então sua própria marca e também o selo de aprovação do INMETRO. O INMETRO abrange muitos produtos de consumo e industriais, incluindo dispositivos elétricos e médicos, eletrodomésticos, brinquedos, componentes automotivos, pneus e rodas.

O INMETRO, órgão de credenciamento brasileiro, é responsável pelo credenciamento de cada órgão de certificação (EC) de produto. Além disso, o INMETRO define os produtos e os respectivos requisitos dentro de cada respectivo esquema de certificação. Produtos fabricados no Brasil ou exportados para esse país precisam de um certificado emitido pelo CB, declarando que o produto atende aos requisitos brasileiros.

CINCO ETAPAS PARA ASSESSORIA NA CERTIFICAÇÃO DO INMETRO COM ATENDIMENTO ESPECIALIZADO DA PROTO CONSULTORIA:

Realizamos o processo passo a passo para garantir que seu produto seja totalmente certificado para ser vendido no mercado brasileiro:

  • Indicamos laboratórios para Teste de segurança do produto realizado por uma organização independente que realizará a Inspeção e avaliação de fábrica para garantir a conformidade do processo de produção do fabricante;
  • Elaboração da Análise técnica de documentação técnica para controles operacionais;
  • Auditoria interna para verificação de conformidade;
  • Participaremos da Auditoria para validação dos produto e processos a ser emitido um certificado e também um suporte para facilitar a autorização para uso do Selo de identificação da conformidade do INMETRO;
  • Pós Auditoria de certificação manteremos a manutenção regular da certificação incluindo posteriores testes e inspeção da fábrica para garantia da qualidade certificada.

→ ISO 9001

Visando melhorar o sistema de gerenciamento da qualidade das empresas, a ISO 9001 tem se tornando uma norma de extrema importância. Isso porque para que o negócio seja bem-sucedido e satisfaça os clientes, a agilidade no desenvolvimento de produtos e a garantia da otimização de processos são pontos cruciais para sua eficiência operacional.

No entanto, embora seja um tópico bastante importante no mundo empresarial, muitos gestores ainda não têm a ciência necessária de como funciona esse sistema e como ele pode ser vantajoso para sua empresa.

Por isso, nossa intenção neste projeto será para que sua empresa possa compreender mais a fundo a importância da sua implementação e certificação.

A implementação da ISO 9001 serve para a gestão de qualidade e processos da empresa. Para isso ser feito, normalmente, é usada a metodologia PDCA (Plan-Do-Check-Act), que busca um processo de planejamento focado nas interações da organização de produtos e serviços com mais agilidade e objetividade. Quando bem executado, seu planejamento pode conseguir transformar obstáculos em novas oportunidades para a empresa.

A padronização dos produtos e/ou serviços otimiza muito tempo no período de planejamento e produção. O trabalho acaba se tornando mais eficiente com um impacto financeiro menor para a empresa, pois há uma redução dos custos desnecessários.

Também garante uma comunicação melhor com todos os colaboradores da empresa. Assim, facilita que os problemas sejam colocados em pauta e analisados para encontrar a melhor forma de ser resolvidos, de modo a não acontecerem novamente.

→ ISO 14000

É constituído por uma série de normas que determinam diretrizes para garantir que determinada empresa (pública ou privada) pratique a gestão ambiental. Estas normas são conhecidas pelo Sistema de Gestão Ambiental (SGA), definido pela ISO (International Organization for Standardization).

O principal objetivo da ISO 14000 e de suas normas é garantir o equilíbrio e proteção ambiental, prevenindo a poluição e os potenciais problemas que esta poderia trazer para a sociedade e economia.

Para que uma empresa garanta o seu Certificado ISO 14000, ela deve se comprometer com as leis previstas na legislação ambiental de seu país. Este certificado simboliza que determinada empresa tem preocupação com a natureza e possui responsabilidades com o meio ambiente. Atualmente, este perfil empresarial colabora para a valorização dos produtos ou serviços da companhia e da marca.

Além de se comprometer em cumprir a legislação ambiental do país que pertence, a empresa deverá treinar seus funcionários para seguirem todas essas normas, identificando e procurando soluções para todos os prováveis problemas que a empresa possa estar causando para o meio ambiente, diminuindo assim o seu impacto ambiental.

Existe uma versão brasileira do conjunto de normas da ISO 14000, conhecida por ABNT NBR ISO 14000.

O conjunto ISO 14000 é formado pelas seguintes normas:

  • ISO 14001: trata do Sistema de Gestão Ambiental (SGA).
  • ISO 14004: trata do Sistema de Gestão Ambiental, sendo destinada ao uso interno da Empresa.
  • ISO 14010: são normas sobre as Auditorias Ambientais. São elas que asseguram credibilidade a todo processo de certificação ambiental.
  • ISO 14031: são normas sobre Desempenho Ambiental.
  • ISO 14020: são normas sobre Rotulagem Ambiental.
  • ISO 14040: são normas sobre a Análise do Ciclo de Vida.

→ ISO 22000

É considerado um sistema de gestão que tem como objetivo principal definir os padrões de trabalho para garantir que os alimentos manuseados não causem mal à saúde do consumidor.

A norma abrange elementos que garantem a segurança do alimento ao longo de toda a cadeia, como:

  • comunicação interativa;
  • gestão de sistema;
  • melhoria e atualização contínua da gestão de segurança de alimentos;
  • controle de riscos de segurança de alimentos por meio de programas.

Nossa Assessoria mediante aos processos a serem implementados auxiliam as empresas que lidam com alimentos. Nesse quesito aplica-se:

  • manipulação de alimentos;
  • empresas de materiais de embalagem;
  • equipamentos;
  • aditivos;
  • ingredientes alimentícios.

Neste programa para certificação ISO 22000, nossos consultores trabalham muito pontos que visam a segurança alimentar conforme os padrões de controle de riscos da APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle); A Prática, produção e manufatura de alimentos do sistema de gestão com monitoramento, ética, documentação, contato com o cliente, fornecedores e partes interessadas.

Conte com o Proto Consultoria para otimizar o processo de implementação da norma na sua empresa, conheça nossas soluções e tenha maior assertividade com módulos inteligentes e automatizados que vão deixar os procedimentos muito mais práticos de serem aplicados;

Aguardamos seu contato!

→ ISO 37001

A ISO 37001 ajuda as organizações a implementem controles para buscar a prevenção, a detecção e a abordagem sobre suborno.

A norma foi publicada em 2017 e então revisada em 2019. Seu objetivo principal é apoiar as empresas a combaterem o suborno através de uma cultura de integridade, transparência e conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis.

A ISO 37001 entende como suborno: oferta, promessa, doação, aceitação ou solicitação de uma vantagem indevida de qualquer valor (que pode ser financeiro ou não financeiro), direta ou indiretamente, e independente de localização, em violação às leis aplicáveis, como um incentivo ou recompensa para uma pessoa que está agindo ou deixando de agir em relação ao desempenho das suas obrigações.

As estruturas que utilizamos para implementar este sistema de gestão são: treinamento, integração, liderança pelo exemplo, avaliação de impactos, danos à imagem organizacional, análise das obrigações, estabelecimento de procedimentos e atividade de controle, entre outros elementos.

Resumindo nosso foco na implementação:

  • Minimizar e eliminar o risco de ocorrência de suborno;
  • Comprovar que a empresa adota um Programa de Integridade, baseado na lei nº 12.846/13;
  • Passar credibilidade e confiança para todos que estão envolvidos e interessados no negócio da Organização;
  • Elaborar controles para demonstração de segurança para as autoridades, investidores, acionistas, fornecedores, colaboradores e a sociedade em geral de que a organização está comprometida em adotar controles eficazes, pautados em padrões internacionais, para combater o suborno em todas as suas formas.

→ SMETA

A auditoria de comércio ético dos membros da Sedex (SMETA) é um dos formatos de auditoria ética mais utilizados no mundo;

SMETA é um procedimento de auditoria que consiste numa compilação de boas práticas na técnica de auditoria ética. Não é um código de conduta, uma nova metodologia nem um processo de certificação.

A SMETA foi concebida para reduzir a duplicação de esforços em auditorias de comércio ético, oferecendo vantagens a retalhistas, marcas de consumo e respetivos fornecedores. Utilizando a SMETA, um fornecedor pode realizar uma auditoria e partilhá-la com vários clientes, em vez de realizar uma auditoria diferente para cada cliente. Os documentos SMETA foram elaborados para serem utilizados por auditores experientes em consonância com as práticas estabelecidas atuais.

→ ISO 45001

A ISO 45001 Trata-se de uma norma internacional para o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, cujo foco é trazer uma otimização para as empresas no que diz respeito à saúde e segurança do trabalho (SST).

Essa norma foi criada com base em dados da OIT, segundo a qual 2,3 milhões de trabalhadores morrem a cada ano.

Trata-se ainda de uma norma do sistema ISO (Internacional Organization for Standardization), uma entidade com sede em Genebra na Suíça, que desenvolve normas conforme as necessidades de todos os países.

A implantação dessa norma, há tempos passou a ser um fator estratégico para as organizações, pois apresenta vários benefícios.

A ISO 45001 tem como intuito fornecer toda uma estrutura para uma correta gestão de riscos e oportunidades numa empresa de qualquer ramo ou porte, de modo a evitar lesões e problemas de saúde relacionados ao trabalho, além de proporcionar ambientes de trabalhos mais seguros.

Listamos os benefícios da implantação dessa norma:

  • Melhora o gerenciamento de perigos, riscos e oportunidades, no que diz respeito a saúde e segurança dos trabalhadores;
  • Estabelece com clareza normas de controle que reduzem os acidentes de trabalho;
  • Há redução de custos e passivo da empresa com a eliminação ou redução do número de acidentes;
  • Há menores multas relacionadas a saúde e segurança do trabalhador;
  • Melhoria da qualidade de vida do trabalhador;
  • Diminui o número de afastamentos do trabalhador e, consequentemente, eleva-se a produtividade na empresa.
  • Desenvolve uma cultura de controle operacional que está vinculado a uma maior informação e comunicação entre a equipe, sobre o que é apropriado de se fazer ou não.
  • Outro ponto a salientar é que essa norma pode ser aplicada a qualquer empresa, independentemente de seu ramo ou porte.

Vale a pena entrar em contato conosco para que um projeto seja desenhado conforme as necessidades da sua empresa.

→ ISO 27001

A norma ISO 27001 é o padrão e a referência Internacional para a gestão da Segurança da informação, assim como a ISO 9001 é a referência Internacional para a certificação de gestão em Qualidade.

A norma ISO 27001 tem vindo, continuadamente, a ser melhorada ao longo dos anos e deriva de um conjunto anterior de normas, nomeadamente a ISO 27001 e a BS7799 (British Standards). A sua origem remota na realidade a um documento publicado em 1992 por um departamento do governo Britânico que estabelecia um código de práticas relativas à gestão da Segurança da Informação.

Ao longo dos anos, milhares de profissionais contribuíram com o seu know-how e experiência para o estabelecimento de um Standard estável e maduro, mas que certamente continuará a evoluir ao longo dos tempos.

A norma tem como princípio geral a adoção pela organização de um conjunto de requisitos, processos e controlos visando mitigarem e gerirem adequadamente o risco da organização.

Milhões de entidades no mundo utilizam as práticas documentadas no Standard e usufruem dos benefícios da sua adoção, sendo que, as entidades que assim o desejem podem também certificarem-se, demonstrando assim de forma idônea que cumprem os requisitos e os processos constantes na norma.

Determinadas organizações, obrigam a que os seus fornecedores ou parceiros detenham certificações, nomeadamente a ISO 27001, como garante do cumprimento dos princípios estabelecidos pela mesma, providenciando assim aos seus clientes e parceiros um nível extra de conforto no que concerne à Segurança da Informação. As organizações que adotam e se certificam nesta norma, atribuem especial importância à proteção da informação e demonstram-no através da certificação na mesma.

→ ABVTEX – Associação Brasileira do Varejo Têxtil;

Suporte e Assessoria na Certificação de fornecedores e subcontratados do setor têxtil de uma cadeia produtiva, considerando a temática da Responsabilidade Social.

Com o aumento da competitividade, ter um diferencial é essencial para que sua organização — independentemente do porte — se destaque no mercado. No varejo Têxtil, não é diferente. Um dos diferenciais das empresas que almejam destaque no cenário (inter)nacional é a certificação.

Nós da Proto Consultoria temos anos de experiência no mercado de assessoria e certificação ABVTEX — Associação Brasileira do Varejo têxtil que representa as principais redes do varejo nacional que comercializam vestuário, calçado, acessórios de moda, cama, mesa e banho.

→ ICS

A ICS é uma iniciativa setorial internacional com o objetivo de melhorar as condições de trabalho ao longo das cadeias de suprimentos globais de seus varejistas e marcas membros.

A ICS é composta por 64 varejistas e marcas multinacionais dos setores têxteis, varejo, calçados, eletroeletrônicos e móveis.

Os membros do ICS colaboram com ferramentas comuns, para práticas das auditorias, contribuindo para a redução da 'fadiga da auditoria' e partilham conhecimentos e melhores práticas.

A Equipe Proto Consultoria ajuda no fácil entendimento do código de conduta da ICS e métodos simples para implementação prática.

A equipe oferece todo o suporte para concluir as formalidades documentais relacionadas à auditoria.

A revisão inicial das práticas existentes que estão sendo seguidas na organização é o ponto de partida para a auditoria do código de conduta da BSCI. 100% de suporte de documentação é oferecido para alcançar resultados de auditoria bem-sucedidos.

Nossos projetos para assessoria são bem sucedidos.

→ ESG

O que é ESG?


ESG é a sigla em inglês para "Environmental, Social and Governance" (ambiental, social e governança, em português), geralmente usada para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa, também para guiar investimentos e escolhas de consumo focadas em sustentabilidade.

Adotar práticas de ESG exige adaptação das empresas a processos mais sustentáveis e práticas tradicionalmente ligadas à Economia Circular, o que pode ser uma boa forma de atrair o público crescente interessado no consumo consciente.

ESG pode ser usado para dizer quanto um negócio busca formas de minimizar seus impactos no meio ambiente, construir um mundo mais justo e responsável para as pessoas em seu entorno e manter os melhores processos de administração.

→ SA8000

A SA 8000 é um padrão normativo internacional com foco nas boas condições de trabalho, na qual atua internamente em áreas como: trabalho infantil, trabalho forçado, discriminação, liberdade de associação e direito à negociação coletiva, práticas disciplinares, discriminação, saúde e segurança ocupacional, horário de trabalho, remuneração e sistema de gestão.

A SA 8000 foi embasada nas convenções das organizações Internacional do Trabalho (OIT ou ILO — International Labour Organization) e em outra convenção das Nações Unidades (ONU) e é uma norma certificável.

As empresas que implementam esta normal terão como benefícios:

  • Melhorar a imagem da empresa diante à sociedade, clientes e fornecedores.
  • Melhoria no clima organizacional (redução de conflitos internos).
  • Aumento do envolvimento dos trabalhadores.
  • Aumento da produtividade.
  • Melhoria na gestão de processos.

Saiba mais sobre esta certificação.

Ao obter uma parceria com a Proto Consultoria para assessoria nesta certificação comprovará um melhor desempenho dos seus processos, aumento de talentos profissionais na sua empresa, cadeias de valor consistentes e em conformidade e relações mais sustentáveis com os clientes. Ou seja, oferece uma vantagem competitiva lucrativa.

→ ISO 31000

ISO 31000 é uma norma internacional sobre gestão de riscos. No Brasil, quem elaborou o texto em português foi a Comissão de Estudo Especial de Gestão de Riscos (ABNT/CEE-063) e contou com a participação de sessenta e nove profissionais de diversos segmentos.

O principal objetivo do ISO 31000 é fornecer diretrizes que podem ser personalizadas para qualquer organização e seu contexto. Diferente das outras normas da International Organization for Standardization (ISO), esse texto é curto e conciso.

Por isso, ele é uma ferramenta essencial para auxiliar as empresas na tomada de decisões, no planejamento e, principalmente, no gerenciamento de risco.

Em resumo, a norma ISO 31000 é dividida em quatro seções principais:

  • Definição dos termos-chave;
  • Princípios da gestão de riscos;
  • Estrutura para implementação do processo de gerenciamento de riscos;
  • Elementos do processo de gestão de riscos.

Elaboramos um pacote padronizado de processos que abrangem a gestão de riscos completos na qual se inicia na sua empresa e estende à montagem de uma rede de fornecedores competentes e confiáveis. Buscando a garantia do compliance com agilidade e eficiência utilizando os benefícios dos processos implementados.

Por meio da tecnologia na qual sua equipe já possua, incluiremos ferramentas que pode levantar dados em bases diversas sem a necessidade de intervenção humana. Assim, ela pode se concentrar nas decisões estratégicas mais importantes.

Obtenha uma demonstração de um plano para gestão relacionada nos princípios de uma gestão de riscos com processos confiáveis.

Agora que você sabe como os riscos são abordados na norma ISO 31000 e muito mais sobre o tema, consulte a Proto Consultoria e solicite um projeto, estaremos a sua disposição para lhes oferecer este serviço de assessoria para que a certificação lhes tragam grandes benefícios!

→ SASSMAQ

O SASSMAQ é um sistema de avaliação de saúde, segurança, meio ambiente e qualidade que possibilita a avaliação do desempenho das empresas que prestam serviços à indústria química.

Esse método foi criado e exigido pela Associação Brasileira de Indústrias Químicas (ABIQUIM). E a primeira versão desse sistema foi criada em 2001, focando no transporte rodoviário de cargas.

Diferentemente de sistemas como as normas ISO, o SASSMAQ não é um sistema de garantia de qualidade, mas sim um sistema no qual possui ferramentas para que a empresa atinja o processo de melhoria contínua.

O SASSMAQ está dividido em 5 módulos: Rodoviário, Estação de Limpeza, Terminais de Armazenagem Granéis Líquidos, Navios e Ferroviário.

Desde 2005, a SASSMAQ é um pré-requisito para transportadoras de produtos químicos no território nacional.

Implementar o SASSMAQ não é obrigatório. Porém, a ABIQUIM ressalta que sistema gera um importante diferencial para as empresas certificadas: comprovam que oferecem serviços qualificados nas operações de logística.

Para que serve a SASSMAQ e quais seus benefícios?

O SASSMAQ é um conjunto de boas práticas que tem como objetivo reduzir, os riscos nas operações de transporte e distribuição.

É um programa baseado no programa ICE (Intervention in Chemical Transport Emergencies), sendo voltado para a melhoria do desempenho em segurança no transporte, armazenagem e manuseio de produtos químicos, do Conselho Europeu das Federações das Indústrias Químicas.

Seus principais benefícios são:

  • Comprovar a capacidade de transportar produtos químicos com segurança;
  • Diminuir o absenteísmo devido aos cuidados com os motoristas;
  • Valorizar a imagem da empresa por estar adequada às exigências legais;
  • Adotar um sistema de gestão focado na melhoria contínua e redução de custos;
  • Reduzir o número de acidentes, infrações e penalizações;
  • Qualificar uma empresa a prestar serviços à indústria química no geral.

Para uma empresa obter a certificação do sistema, é necessária a implementação de diversas práticas exigidas pelo SASSMAQ (que envolvem saúde, segurança, meio ambiente e qualidade), de forma a ser avaliada e aprovada pela ABIQUIM. Além de uma série de licenças exigidas que devem ser validadas de acordo com a legislação Federal, Estadual e Municipal.

É fundamental o auxílio da Proto Consultoria para implementação de um sistema inteligente para que a sua empresa cumpra todos os requisitos de forma organizada e sem estresse. Conheça a Proto Consultoria, elaboramos um sistema mais completo e intuitivo para a gestão de requisitos legais!

→ FSSC 22000

A norma FSSC 22000 é um esquema de certificação de segurança de alimentos baseada na norma reconhecida internacionalmente ISO 22000 e complementada por normas técnicas, como a ISO TS 22002–1 para a fabricação de alimentos e a ISO TS 22002–2 para a fabricação de embalagens. Também é totalmente consistente com outras normas, como ISO 9001 e ISO 14001 (incluindo o alinhamento com a Estrutura de Alto Nível ISO).

Ele visa especificamente o setor de manufatura de alimentos, rações e embalagens, bem como os setores de armazenamento e distribuição, alimentação e varejo / atacado. Embora as primeiras edições da FSSC 22000 se apliquem apenas a fabricantes de alimentos, o escopo da versão atual foi estendido a outros segmentos da cadeia de suprimentos e é reconhecida pela Global Food Safety Initiative — GFSI.

Quando já certificada pela ISO 22000, uma organização só precisa de uma revisão adicional em relação às especificações técnicas dos PRPs do setor e aos requisitos adicionais do FSSC para atender a todos os requisitos do esquema.

Os requisitos estão relacionados com o sistema de gestão da segurança alimentar e o sistema HACCP (Hazard Analysis & Critical Control Points). Além disso, um Módulo de Qualidade adicional voluntário está disponível, com base na ISSO 9001 e, se uma empresa estiver fabricando materiais de embalagem para alimentos e não alimentícios, o módulo adicional HPC420 se disponível para materiais de embalagem não alimentícios.

Para ser certificado, primeiro a Proto Consultoria sugere que precisa implementar um sistema de gestão de segurança alimentar em conformidade com os requisitos da norma. A Proto Consultoria não é um organismo de certificação e sim uma empresa para assessoria na certificação credenciada e pode ajudá-los em toda a jornada, desde o treinamento relevante até as auto-avaliações, análise de lacunas e serviços e auditorias internas e participação na auditoria de certificação com o organismo certificador escolhido pelo cliente.

→ BRC

A BRC (British Retail Consortium) é uma norma global, que visa garantir a segurança alimentar tanto de produtos quanto de embalagens, desde fornecedores às redes varejistas. Ela foi criada em 1998 e hoje está em sua oitava versão.

A norma tem aprovação da GFSI (Global Food Safety Initiative), companhia privada que cria padrões de segurança do ramo alimentar. Vale reforçar que seus pontos são formulados e mantidos por um grupo internacional, que reúne fabricantes de alimentos, food services, varejistas e auditores especializados.

As principais referências da norma BRC são as diretrizes do Codex Alimentarius. Trata-se de um conjunto de regras voltado ao setor alimentício para suas diversas frentes de atuação, desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) junto à Organização Mundial da Saúde (OMS) e à Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) em 1963.

A BRC é reconhecida e aceita pela maioria dos distribuidores, fabricantes e processadores, além das demais partes da indústria. Isso estabelece um padrão seguro para operações entre diversas empresas do setor, garantindo uma maior segurança aos alimentos entre toda a cadeia industrial.

A empresa certificada pela BRC tem um aval semelhante a outras certificações internacionais, como: International Food Standard (IFS), Safe Quality Food (SQF ) e Hazard Analysis and Critical Control Point (HACCP) — no português, Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).

A Proto Consultoria tem a missão e o compromisso para que nossos clientes adquiram nossos serviços com rapidez e eficiência para cumprir esses importantes papéis de responsabilidades para qualidade e segurança dos alimentos. Nossos processos para implementações possuem parâmetros anti fraude em alimentos, o que reafirma seu histórico de eficiência e atendimento às necessidades do setor.

Escolher uma certificação como a norma BRC é o primeiro passo para atestar sua qualidade em segurança de alimentos. Nossa linha de processos atende a padrões internacionais e recebem auditorias que a qualificam como referência no mercado.

→ IFS FOOD

IFS Food é uma norma internacional para avaliar a conformidade de produtos e processos em relação à segurança e qualidade alimentar.

A norma IFS Food se aplica aos fornecedores em todas as etapas do processamento de alimentos subsequentes ao estágio agrícola. A IFS food atende aos critérios da Global Food Safety Initiative — GFSI.

A lista de verificação da avaliação está alinhada com os Requisitos de Benchmarking da GFSI, FSMA e regulamentos da UE. Os requisitos estão relacionados com o sistema de gestão da qualidade, o sistema HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) e programas de pré-requisitos detalhados, incluindo GMP (Boas Práticas de Fabricação), BPL (Boas Práticas de Laboratório) e GHP (Boas Práticas de Higiene). Também inclui requisitos relacionados ao desenvolvimento de uma cultura positiva de segurança alimentar.

Os varejistas, bem como os fabricantes de alimentos, exigem a certificação IFS Food dos fornecedores que estão incluídos em sua cadeia de suprimentos.

Nossa equipe com mais de 20 anos de experiência na cadeia de suprimentos para indústria de alimentos está pronta para entregar soluções de qualidade ponta a ponta para o seu negócio.

Especializada na área de alimentos, com estrutura projetada para iniciar o seu atendimento com rapidez e disponibilidade para esclarecer qualquer dúvida que possa aparecer ao longo do caminho.

Consultores experientes e aprovados para vários programas de saúde alimentar, especializados em todas as áreas de qualidade e segurança dos alimentos.

Clientes satisfeitos em todas as etapas da cadeia alimentar são a prova da qualidade, dedicação e sucesso oferecidos pela Proto Consultoria.

→ GLOBALG.A.P.

O Global G.A.P. é um sistema de certificação usado entre os produtores e proprietários de marcas na produção e comercialização de alimentos, com uma produção segura e sustentável. A marca comercial, o logótipo e o número de registo GLOBALG. A.P., não podem nunca aparecer no produto, na embalagem destinada aos consumidores ou no ponto de venda. É uma marca “Business to business” (“de negócio para negócio”).

Este certificado é um sistema integrado de garantia da produção e abrange toda a produção do produto, desde as explorações agrícolas até à comercialização.

A norma serve como sistema global de referência para outras normas existentes e permite a cada parceiro da cadeia de fornecimento a possibilidade de posicionar-se no mercado global respeitando as exigências dos consumidores.

A certificação dos produtos com o GLOBALG.A.P. permite:

  • A redução dos riscos de segurança alimentar na produção primária e dos riscos associados à exposição da reputação dos produtores;
  • O acesso ao mercado global e aos retalhistas mais exigentes;
  • A melhoria da eficiência e da organização interna da exploração;
  • A redução dos custos de auditoria, dado que é possível conjugar as inspeções GLOBALG.A.P. com outras normas (por exemplo, normas locais ou normas de outros âmbitos, tais como responsabilidade social);
  • O cumprimento da legislação sobre segurança alimentar, meio ambiente, saúde e segurança dos trabalhadores;
  • A implementação simplificada do sistema HACCP na produção primária;
  • A redução dos riscos de acidentes de trabalho;
  • A contribuição para o cumprimento dos princípios do Pacto Mundial das Nações Unidas, em matéria de alimentos.

A implementação dos requisitos Global GAP, designadamente nas infraestruturas existentes, determinação das avaliações de risco e respectivos procedimentos, formação dos trabalhadores, planos de ação, sinalética, registos, cadernos de campo, etc., deverá ser feita anteriormente à obtenção da certificação. Só após todo o processo de implementação o produtor poderá solicitar uma auditoria por parte de uma empresa certificadora, após a qual receberá a certificação.

Esta implementação poderá ser otimizada e facilitada quando solicitado o apoio de da Proto Consultoria, uma vez que poderemos facilitar a implementação do referencial através da aplicação de alternativas práticas, simples e económicas para cumprimento dos requisitos e elaborar todo o suporte documental à certificação, assim como coordenar o processo junto da entidade que no final certificará os produtos.

A certificação Global GAP permitirá uma melhor gestão da exploração, através de uma aposta na qualidade e no rendimento, praticando uma agricultura sustentável.

Este referencial é uma ferramenta essencial para o escoamento de produtos tanto ao nível nacional, como internacional, permitindo responder à necessidade de disponibilizar ao consumidor informação sobre o produto que lhe permitirá criar uma relação sólida de confiança.

Venha falar conosco!

→ SQF CODE 7TH EDITION LEVEL 2

O Programa Safe Quality Food (SQF) é um padrão de segurança alimentar referenciado pela Global Food Safety Initiative (GFSI) com base nos Pontos Críticos de Controle de Análise de Perigos (HACCP). A NSF Food Safety Certification, LLC é credenciada para certificar o SQF.

Este sistema de certificação abrangente aborda a segurança alimentar e a gestão da qualidade em:

  • Fabricação de alimentos e ingredientes
  • Fabricação de embalagens para alimentos
  • Embalagem de produtos de consumo
  • Armazenamento, distribuição, transporte e logística
  • Fabricação de ração animal
  • Fabricação de alimentos para animais de estimação
  • Operações de catering
  • Embalagens agrícolas
  • Agricultura

A verificação independente de que seu produto ou processo está em conformidade com padrões internacionais específicos pode ajudá-lo a:

  • Assegurar que os alimentos foram produzidos, preparados e manuseados de acordo com os padrões mais reconhecidos
  • Demonstrar um compromisso com processos de qualidade e melhoria contínua
  • Fortaleça sua marca e tenha acesso aos principais varejistas
  • Minimize o risco e proteja sua reputação

Como empresa especializada em consultoria e assessoria, a Proto Consultoria oferece conhecimento profundo em requisitos do SQF.

O programa SQF é reconhecido pela Iniciativa Global para a Segurança de Alimentos (GFSI) como um sistema que pode oferecer uma solução contínua em certificação em qualidade e segurança alimentar do "campo à mesa", por isso uma implementação eficiente se faz necessário para que toda cadeia de processos obtenham processos controlados.

Oferecemos aos nossos clientes todos os recursos para implementações de gestão da cadeia administrativa, operacional e suprimentos para que as expectativas sejam atendidas e os resultados positivos em toda gestão.

→ Disney FAMA – Facility and Merchandise Authorization Application and Instructions

A Certificação Disney Fama é utilizada para a fabricação de todos os produtos, componentes e materiais que tenham qualquer propriedade intelectual — nomes, logos, marcas e personagens de propriedade ou controlados pelo The Walt Disney Company e seus filiados.

Para a sua empresa obter o certificado FAMA (Facility and Merchandise Authorization Application and Instructions), ela deve obedecer ao Código de Conduta Disney baseado nas convenções da Organização Mundial do Trabalho (ILO).


Formação Intensiva para Lideranças Empresarias

Aprenda, Renove ou Recicle Suas Habilida...

Liderança Exponencial

Solução de Problemas e Crises

Comunicação Assertiva

Inteligência Emocional

Motivando Pessoas

Como funciona o Treinamento?


→ Formação Intensiva para Lideranças Empresarias

Inspirar pessoas é uma arte! É preciso levar em conta todas as complexidades humanas para se tornar um grande líder e, o mais importante: potencializar ao máximo o talento de cada profissional que está ao seu redor.

→ Aprenda, Renove ou Recicle Suas Habilidades e Competências da Sua Equipe com Diferenciais de Ações de Liderança

Muito do que aprendemos durante nossa graduação, pós-graduação ou MBA hoje já são métodos desatualizados. Por isso nos preocupamos em preparar treinamentos para que possam renovar e aprender novas habilidades e assim estarem preparados para o novo mundo empresarial. Habilidades essas que já são indispensáveis e estão sendo cobrados de seus profissionais.

→ Liderança Exponencial

  • O novo modelo de liderança;
  • O cliente no foco de verdade;
  • Líder realizador;
  • Ciclo de liderança exponencial.

→ Solução de Problemas e Crises

  • Erros e problemas;
  • Classificando problemas;
  • Causa e efeito de falhas;
  • Criando ações assertivas e melhorias duradouras;
  • Eficácia de melhorias;
  • Gestão de crise - Atividade

→ Comunicação Assertiva

  • Comunicação X Fala - Competência comunicativa;
  • A voz: aquilo que nos caracteriza;
  • Dicção;
  • Inflexão, pausa, stress, velocidade e gesticulação;
  • Organização da fala;
  • Propósito comunicativo: O que se fala, para quem se fala e como se fala;
  • Escrever não é falar por escrito: Propósito Comunicativo, começo, meio e fim;
  • Padrões de comunicação a se evitar.

→ Inteligência Emocional

  • Autopercepção e foco no momento presente;
  • Os estados emocionais e equilíbrio entre razão e emoção;
  • Os pilares da inteligência emocional;
  • Autoconhecimento: Conhecer as próprias emoções;
  • Autocontrole: Lidar com emoções;
  • Motivar-se;
  • Empatia - reconhecer emoções nos outros;
  • Lidar com relacionamentos;
  • Reações químicas da felicidade, neuroplasticidade e benefícios das emoções positivas;
  • Vivência de emoções positivas.

→ Motivando Pessoas

  • The Golden Circle - Comece pelo Porquê;
  • Encontre seu propósito;
  • Compartilhe seu propósito;
  • Estilos Comportamentais - Conheça os estilos e descubra qual é o seu;
  • Como lidar e inspirar a partir dos estilos comportamentais;
  • Ações de incentivo e relacionamento;
  • Atividade - inspirando pessoas para um ambiente motivador.

→ Como funciona o treinamento?

  • 12 horas de conteúdo
  • 6 aulas on-line ao vivo ou 2 encontros presenciais de 6 horas
  • Instrutores qualificados e preparados com prática de mercado
  • Estudo de casos inspiradores
  • Material de apoio durante todo o curso
  • Certificação